Gorduras e Carboidratos, Entenda Mais Sobre esses Nutrientes e o Estrago em Sua Dieta

21/09/2021

       Gorduras e carboidratos são dois blocos de construção de uma dieta saudável, mas muitas pessoas não entendem seu papel na nutrição adequada. Embora a ingestão diária de gorduras e óleos deva ser limitada, esses elementos ainda são uma parte vital da dieta. 

       O segredo é fazer escolhas inteligentes quando se trata de gorduras e óleos. Isso significa substituir as gorduras saturadas por gorduras insaturadas e usar óleos mais leves e saudáveis ​​na culinária.

       Vejamos o papel que gorduras e óleos desempenham na dieta. As gorduras são necessárias para fornecer energia ao corpo. Além disso, as gorduras fornecem ácidos graxos essenciais e agem como transportadores de vitaminas lipossolúveis, como vitamina A, vitamina D, vitamina E, vitamina K e os carotenóides. 

      Além disso, as gorduras desempenham um papel importante como blocos de construção para vários tecidos e membranas, e também desempenham um papel fundamental na regulação de várias funções corporais.

       A gordura dietética está disponível em uma variedade de fontes vegetais e animais, e a maioria das dietas contém quantidades adequadas de gordura. A maioria dos especialistas em nutrição recomenda manter a ingestão de gordura em menos de 20% das calorias, mas estudos mostraram que limitar severamente a ingestão de gordura pode ser perigoso. As dietas de extrema baixa gordura só devem ser realizadas com a aprovação e supervisão de um médico.

       O tipo e a quantidade de gordura na dieta fazem toda a diferença. Uma dieta rica em gorduras saturadas, gorduras trans e colesterol tem sido associada a uma variedade de males, incluindo doenças cardíacas, derrames e outras doenças associadas. Além disso, muitos problemas crônicos de longo prazo, como obesidade, estão associados a altos níveis de gorduras na dieta.

       O maior risco de complicações decorrentes da ingestão excessiva de gordura parece residir nas gorduras saturadas e nas trans (gorduras que são sólidas em temperatura ambiente). Uma das melhores maneiras de manter baixos os níveis de gordura saturada é limitar a quantidade de gordura animal que é consumida. 

       Essas gorduras de origem animal incluem carnes como bacon e salsicha, bem como manteiga e sorvete. O colesterol dietético pode ser limitado observando o consumo de ovos, carnes orgânicas e outros alimentos ricos em colesterol.

     Os rótulos dos alimentos facilitam um pouco o complicado processo de escolha das gorduras certas. Por exemplo, as gorduras trans serão listadas na lista de ingredientes dos alimentos que as contêm. Em geral, as gorduras trans são encontradas principalmente em alimentos processados.

       Algumas gorduras, como as gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas, são escolhas melhores para uma alimentação saudável. Exemplos dessas gorduras incluem óleo de canola e azeite. 

       Cozinhar com esses óleos mais leves pode ser um grande passo em direção a uma dieta mais saudável. As gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas são líquidas à temperatura ambiente e foram descobertas propriedades protetoras do coração.

      Muitos tipos de peixe também são fontes de boa gordura. Os peixes são excelentes fontes de ácidos graxos ômega-3. Descobriu-se que esses ômega-3 promovem uma boa saúde e podem até mesmo reduzir os níveis de colesterol.

       Os carboidratos também são uma parte importante de uma dieta saudável, e os carboidratos são necessários para fornecer energia e muitos nutrientes essenciais. 

       Os carboidratos são encontrados em frutas e vegetais, em grãos e no leite e produtos lácteos. É importante escolher cuidadosamente os carboidratos, pois nem todos são igualmente saudáveis.

       Na hora de escolher pães e cereais, por exemplo, tente selecionar os feitos com grãos inteiros, evitando as variedades mais refinadas. Também é importante limitar a ingestão de açúcares, como refrigerantes, doces e produtos de panificação altamente processados. 

       Consumir grandes quantidades desses alimentos de alto teor calórico e baixo teor de nutrientes pode tornar muito difícil manter uma dieta saudável sem ganhar peso.

       A maioria dos americanos tende a consumir certos elementos em excesso em sua dieta. O açúcar é um desses elementos e o sal é o outro. Embora um nível básico de sódio na forma de sal seja importante para a nutrição adequada, a maioria das pessoas consome muito sal em sua dieta diária. 

       O consumo excessivo de sal pode levar à retenção de água, hipertensão e outras complicações. Escolher alimentos com baixo teor de sódio e limitar o uso do saleiro pode ajudar muito a reduzir os níveis de excesso de sal na dieta.

       Essas informações foram úteis para você? Aprofunda-se mais no assunto para manter a sua dieta sempre em dia e cada vez mais saudável com nossos livros digitais DIETA DETOX TURBO, EMAGREÇA COM INTELIGENCIA, E-FITNESS PARA A VIDA e E-FITNESS TRAINING FULL. Os botões estão logo abaixo desse texto.

VEJA MAIS DICAS INCRÍVEIS