Como Cortar Maus Comportamentos de Seu Cachorro Ainda Filhote

28/09/2021

       Infelizmente, eliminar comportamentos problemáticos é algo que a maioria dos donos de cães eventualmente enfrenta. Este artigo se concentrará em alguns dos problemas de comportamento mais comumente encontrados.

Problema nº 1 - Pulando nas pessoas

       Um dos problemas mais citados com os cães é o de pular sobre as pessoas. Infelizmente, este é um daqueles comportamentos que muitas vezes é inadvertidamente encorajado por proprietários bem intencionados. Afinal, é fofo e adorável quando aquele cachorrinho pula sobre você, seus familiares e seus amigos. Muitas pessoas recompensam esse comportamento de um cachorrinho com beijos e guloseimas.

       Este é um grande erro, no entanto, uma vez que aquele cachorrinho fofo pode em breve se tornar um cão adulto que pode pesar bem mais de 45 quilos. De repente, aquele comportamento fofo de pular não é mais tão fofo.

       Além de ser irritante, pular sobre as pessoas também pode ser perigoso. Um cão grande e pesado, que salta com entusiasmo, pode facilmente derrubar uma criança ou um adulto mais velho ou deficiente. Na sociedade litigiosa de hoje, tal incidente poderia facilmente tornar você, como dono do cachorro, sujeito de um processo indesejado.

       A hora de ensinar a um cachorro que pular sobre as pessoas é inaceitável é quando ele ainda é jovem e fácil de manusear. Retreinar um cão que foi autorizado a pular sobre pessoas pode ser difícil para o dono e confuso para o cão.

       Quando o cachorro tentar pular em você ou em outro membro da sua família, coloque os pés do cachorro de volta no chão com cuidado, mas com firmeza. Depois que o filhote estiver firme no chão, certifique-se de recompensá-lo e elogiá-lo.

       É importante que todos os membros da família, assim como os amigos que visitam com frequência, entendam essa regra e a sigam religiosamente. Se um membro da família repreende o cão por ele pular e outro o elogia, o cão ficará compreensivelmente confuso. Tal como acontece com outras questões de treinamento de cães, consistência é a chave para ensinar o cão que pular é sempre impróprio.

       Ao elogiar e recompensar o cão por ficar abaixado, é importante para o treinador descer ao nível do cão. Dar carinho e elogios ao nível dos olhos do filhote é uma ótima maneira de reforçar a lição.

Problema nº 2 - puxando e puxando a guia

       Puxar a coleira é outra característica problemática que muitos filhotes adquirem. Infelizmente, esse comportamento às vezes também é incentivado por proprietários bem-intencionados. Jogar jogos como cabo de guerra com a guia ou mesmo com uma corda (que pode parecer a guia para o cão) pode, sem querer, encorajar um comportamento problemático.

       O uso de um arnês corporal de qualidade pode ser uma grande ajuda ao treinar um filhote para não puxar ou retreinar um cão que adquiriu o hábito de puxar a guia. Tente treinar o filhote para aceitar o arnês corporal da mesma forma que aceita a coleira normal.

       Ao passear com seu cachorro, tente usar uma isca ou brinquedo para incentivá-lo a permanecer ao seu lado. Uma coleira de treinamento, quando usada corretamente, também pode ser uma boa ferramenta de treinamento para um cão problemático. 

       Ao usar uma coleira de treinamento ou corrente de estrangulamento, no entanto, é muito importante encaixá-la corretamente e usar um tamanho que não seja muito grande nem muito pequeno para o seu cão.

       Ao caminhar com seu filhote, é importante manter a guia sempre solta. Se o filhote começar a avançar, o treinador deve mudar rapidamente de direção para que o filhote rapidamente fique para trás. É importante inverter as direções antes que o filhote chegue ao fim da guia. 

      A guia deve ficar solta, exceto por uma fração de segundo que leva o condutor para inverter a direção. É importante dar um puxão rápido, seguido de um afrouxamento imediato da guia.

       Ao treinar um filhote, é importante nunca deixá-lo puxar você. Treinar o filhote para andar adequadamente enquanto ele ou ela ainda é pequeno o suficiente para lidar com é absolutamente vital, especialmente quando se lida com uma raça grande de cães. Se o seu Dogue Alemão não aprendeu a andar corretamente enquanto ainda é um filhote, é provável que nunca o faça.

       É importante não puxar ou puxar o pescoço do filhote ao corrigi-lo. Uma pressão suave e constante funcionará muito melhor do que um puxão forte. A melhor estratégia é usar o mínimo de pressão possível para atingir o resultado desejado.

       Essas informações foram úteis para você? Aprenda a cuidar melhor de seu bicho de estimação com nosso livro digital "O MEU AMIGO DE PATAS" e "que é um livro digital completo que ensina como cuidar de gatos e cachorros "DIETA CERTA PARA CÃES" que vai te dar uma direção para a vida saudável de seu bichinho. Os botões estão localizados logo abaixo desse texto.   

VEJA MAIS DICAS INCRÍVEIS